Zambiapunga lança livro sobre a cultura dos caretas e suas origens

Na sexta-feira (5/11/21) aconteceu o lançamento do livro “Trilha patrimonial dos caretas e Zambiapunga”. O evento foi realizado pela presidente da Zambiapunga Liliane Leite, presidente do grupo cultural em parceria com David Terra, secretário de Cultura de Nilo Peçanha e com apoio da secretaria de Cultura de Valença.
O evento foi bastante animado e contou a com presença de diversas pessoas envolvidas com a cultura, como a presidente da Associação dos artesãos de Valença, Luciane Machado, o representante da cultura de matriz africana Jeferson (Taata Sabodê), a conselheira de cultura Irene Dóres, o vereador Cássio da pesca, o diretor de cultura Gugui Martinez e mestre Pito que deu um banho de história oral além de muitos outros convidados.
Após breves participações de todos os convidados, o grupo de Zambiapunga fez uma apresentação belíssima e entregou o livro para as pessoas da cultura que estavam presentes.
A manifestação cultural Zambiapunga foi tombada como patrimônio cultural imaterial da Bahia em 2018 e o IPAC está envolvido no patrocínio do Livro que mostra para os baianos o que é e como funciona essa manifestação cultural do Baixo Sul.