Secretário de Cultura impede coordenadora da Biblioteca Ruy Barbosa de realizar evento sobre leis de incentivo à leitura

O secretário de Cultura de Valença, agindo com modos napoleônicos, consegue impedir a realização de um evento promovido pela Biblioteca Ruy Barbosa que é gerida pela secretaria de Educação. O evento tem por finalidade mostrar ao público da educação e geral, duas leis de incentivo à leitura existentes em Valença, leis estas criadas pelos vereadores Reginaldo Araújo e Helton Brandão e Maria helena Queiroz ainda em 2010 e que não são amplamente divulgadas no município. a coordenadora da Biblioteca Rui Babosa falou:
O encontro tem o objetivo de levar ao conhecimento das leis no município e chamar todos ao compromisso de desenvolvê-la . Não tratar de trazer gastos ao município e sim desenvolver ações para valorizar a leitura.
A professora Lúcia já havia organizado tudo, inclusive os quitutes que seriam servidos aos convidados, enviou convite ao secretário para comparecer ao evento que teve a autorização e colaboração da secretaria de educação, conforme informou a coordenadora, quando para sua surpresa recebeu no meio da tarde de ontem, a visita do Secretário de Cultura avisando que o evento estava sendo cancelado porque não tinha a autorização dele.

O imperador da cultura em Valença exigiu à coordenadora que tem portaria e é responsável pela biblioteca, o pedido de permissão a ele, através da Secretaria de Educação para realizar o evento sobre literatura, e somente após o seu deferimento o evento pode ser realizado.
A questão é que o evento seria realizado no Centro de Cultura onde a Biblioteca está instalada há cerca de 40 anos, e o Secretário de Cultura é do município, a interrogação do momento é: o prefeito está dando tanto poder ao imperador da cultura para ele cometer abusos, ou ele estaria nomeado também pelo Estado para mandar no Centro de Cultura e ninguém foi avisado?
Essa situação inaceitável e que precisa ser resolvida, o Secretário precisa respeitar os espaços alheios, o prefeito precisa colocar ordem nessa secretaria. A biblioteca sempre foi da alçada da educação, mas se o Secretário quer mandar em tudo, é bom que peça ao prefeito e aos vereadores para colocar o órgão na alçada da cultura, assim ele manda e desmanda enquanto estiver nesse cargo que é passageiro.
Acesse os links para conhecer as leis
Lei 2.799.2022 – Politica de Incentivo ao Livro
Lei 2.089.2010 incentivo ao livro e cultura da leitura



