Secretaria de Saúde de Cairu se pronuncia sobre óbito do turista
Nota Oficial da Secretaria de Saúde de Cairu
Na última quarta-feira, a Unidade de Saúde do Morro de São Paulo recebeu um paciente apresentando hiperemia (vermelhidão) no membro inferior sem causa definida. A equipe médica seguiu todos os protocolos necessários conforme o quadro clínico do paciente. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, foi imediatamente acionado para conduzir o protocolo específico para possível picada de inseto não identificado.
De acordo com a Secretária de Saúde do Município de Cairu, Enfermeira. Jeanine Fonseca, “Em relação ao Soro Antiaracnídico ou qualquer outro tipo de soro, eles ficam na Sede da Regional de Saúde em Gandu e nas Unidades Hospitalares de Referência. No caso do município de Cairu, esses soros são encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Valença.”
Após avaliação inicial, o paciente foi encaminhado para a Santa Casa de Valença, o único hospital de maior complexidade na região. Posteriormente, foi transferido para o Instituto do Coração (INCAR) em Santo Antônio de Jesus, onde permaneceu internado por alguns dias. Infelizmente, o paciente veio a óbito.
Equipes da Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram uma varredura na área onde ocorreu o possível incidente para averiguar o ocorrido e verificar a presença de infestação de insetos ou aranhas.
Janine Fonseca reforça: “Estamos comprometidos em garantir a segurança e a saúde da nossa população e dos visitantes. Continuaremos a seguir rigorosamente todos os protocolos estabelecidos e a trabalhar em conjunto com todas as autoridades competentes para esclarecer este incidente.”
Reiteramos nosso compromisso com a saúde e segurança da população e dos visitantes, e asseguramos que todas as normas e protocolos vigentes serão rigorosamente seguidos.
ENTENDA O CASO
A morte do Turista picado por aranha no Morro de São Paulo vem gerando várias discussões na imprensa e pela população que não tem certeza do que realmente aconteceu. Uma coisa, porém, é certa, Cairu tomou todas as providências cabíveis, através da secretaria de Saúde para atender o medico acidentado. Ao atendê-lo e perceber que ali não havia como tratá-lo encaminharam imediatamente para a Santa Casa de Valença onde, segundo declarações de um acompanhante do acidentado, demorou para encaminhar o médico para outra unidade hospitalar , o INCAR, onde ele esteve hospitalizado e veio a falecer , inclusive ele relatou nas declarações, que o amigo ficou sozinho por que ele não era parente e não teve a permissão de entrar onde ele estava internado para acompanhar:
“Lá que a gente perdeu tempo, o negócio evoluiu muito. Fomos para Santo Antônio de Jesus e chegamos lá já meia-noite. Esse médico [de Valença] não me ajudou em absolutamente nada”, desabafou. https://sulbahia1.com.br/2024/07/turista-morre-apos-ser-picado-por-aranha-em-morro-de-sao-paulo/
O G1 publicou reportagem sobre o assunto e escreveu:
Em nota, a Santa Casa descartou o adoecimento por picada de aranha-marrom. Apesar disso, a unida não esclareceu a causa dos sintomas de Cid Penha. O paciente deu entrada no Hospital às 11:11 horas da quarta-feira (10), aproximadamente 24 horas após uma possível picada de animal. Em menos de 30 minutos, a equipe plantonista acionou o CIAVE (Centro de Informações Anti-Envenenamento da Bahia), que indicou ser improvável tratar-se de um acidente aracnídeo por aranha marrom, devido à sua raridade na região e considerando ainda que o paciente e seus acompanhantes não tinham certeza na indicação do animal.
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/07/15/turista-morre-na-ba.ghtml
Sobre a origem da aranha ou tipo de veneno que a animal transmite, não se tentou descobrir, contudo, a ciência com certeza trará uma resposta em breve e o município de Cairu já agiu para procurar e eliminar insetos , ou outro tipo de animal venenoso que esteja se alojando na região onde ocorreu o acidente.