PESQUISA DA ATLASINTEL REALIZADA PELO JORNAL A TARDE GERA DESCONFIANÇA NO POVO DE VALENÇA

Esta semana foi anunciada através do Instagram, uma pesquisa eleitoral produzida pela ATLASINTEL e paga pelo Jornal A Tarde, jornal este que costuma publicar as notícias políticas do candidatado Marcos Medrado e de sua campanha em Valença, fato que vem gerando desconfiança no público que responde, por receio de que até certo ponto, consiga ser direcionada a determinado candidato. E a desconfiança advém principalmente do valor cobrado para Valença que tem menos de 60 mil eleitores. O site Tinharénews fez uma publicação a esse respeito a qual nós transcrevemos abaixo. O que diz  o Tinharénews:

 

O Instituto Atlas Intel está realizando uma pesquisa eleitoral em Valença. A previsão é que os números sejam divulgados no final dessa semana, já que foi registrada.

O que chamou atenção é o valor pago pelo contratante, o Jornal A Tarde ao Instituto ATLASINTEL TECNOLOGIA DE DADOS LTDA.

O custo de R$ 35 mil reais é muito elevado para o tamanho de Valença. Em Salvador, por exemplo, que é a maior cidade da Bahia, o mesmo instituto também está fazendo pesquisa pelo mesmo valor. Não faz sentido. O curioso é que o contratante da pesquisa é o mesmo: o Jornal A Tarde, que “encomendou” em Valença, Salvador e outras cidades da Bahia.

A média de valores pagos por uma pesquisa eleitoral registrada está entre 6 a 18 mil reais em cidades do porte de Valença. No caso da Atlas Intel, estranhamente pagaram 35 mil reais, mais que o dobro do maior valor cobrado pelos institutos. Além disso, a pesquisa da Atlas é on-line, o que significa um custo muito menor para a realização.

Outro fato intrigante é que o contratante, o Jornal A Tarde, tem publicado matérias a favor de Marcos Medrado desde antes da convenção partidária. Algumas delas, inclusive, foram excluídas da página do Instagram do jornal devido a uma enxurrada de comentários negativos, escritos por moradores da capital baiana, a respeito do candidato. Se apagou é porque alguém mandou apagar, né? E o A Tarde obedeceu.

Essa relação entre a campanha de Marcos Medrado e o Jornal A Tarde por si só já descredibiliza os resultados da pesquisa.

Os números podem ter sido encomendados.

Veja a comparação dos valores das 4 pesquisas registradas em Valença:

 

IPM R$ 9.000,00

Real Big Time R$ 12.000

Foc Service R$ 6.000,00

Atlas R$ 35.000,00 <-

Por Irene Dóres

*Transcrição do site Tinharénews

 

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