O Centro de Cultura festejou seus 37 anos com a presença de artistas e apresentações deliciosas

 

Ontem a casa de cultura do Estado em Valença, (Centro de Cultura) completou mais um ano de vida, já é uma adulta experiente, 37 anos de exercício em Valença e seus parceiros de existência estavam lá resistentes, firmes e fortes para levar seu legado adiante. Teve festa, muita arte, e os verdadeiros fazedores de cultura de Valença estavam lá, presentes fortalecendo e mostrando que a arte permanece acima de qualquer sacrifício.

O Centro de Cultura de Valença foi inaugurado em novembro de 1986 e no dia de ontem, poucos dos  que entraram pela primeira vez no espaço para formar a equipe de trabalho estavam lá. Otavio Mota, o diretor, Juliano Britto e Maria Lucia Coutinho, os resistentes, estavam presentes, Ricardo Souza, estava doente, e muitos deles se aposentaram ou saíram antes de uma década de trabalho, a exemplo de Irene Dóres que trilhou outros caminhos e vem brilhando em sua trajetória cultural e pessoal, assim como outros três colegas que iniciaram a jornada em 1986.

Otavio Mota abriu a noite com agradecimentos e poemas e  a festa seguiu com as apresentações variadas, houve performances individuais de dança, como as apresentações  de Célia Presentes com sua dança afro, Ewerton Barcella com seu solo premiado e lindo, uma apresentação de dança hip Hop, o mestre Pety com a mostra de capoeira, e o transformista Dalmo Reis com a performance  musical invejável. Teve ainda o professor Francisco Nascimento homenageando Otavio Mota.

O baile seguiu  foi lindo, artistas como Salomão Pedro, Robson Souza, David Terra, Beto Amazonas, Isabella Britto, Geilson de Brito, Escopeta, cantaram  lindamente e garantiram um espetáculo dos melhores, com destaque para o maestro Herbert Cortez que apresentou uma composição  sua com Otavio Mota, muito emocionante. As atrizes Dayse Carmem, Irene Dóres, e os atores Juliano Britto, Marinaldo Coutinho, Geilson de Brito, Manoel Santos e a pequena atriz iniciante Manoela Santos, deram conta da parte dramática ao declamarem poesias de vários autores. O poeta e ator Adriano Pereira também se fez presente.

Os artistas que sempre comparecem aos eventos do Centro de Cultura se apresentaram com suas criações ou leram de outras pessoas, assim foi com a poetisa, Argimária Soares e a presidente da AVELA, Juscimare Sousa, além da presença de declamadoras novas. 

Entre os visitantes que foram para festejar o aniversário do Centro de Cultura, estava a secretária de educação Albete Freitas e sua equipe, o político Martiniano Costa e Flor Andrade, o empresário Jairo do Ki Preço. O comunicador Dorgival Lemos e a presidente do sindicato dos Artesãos de Valença e regiões Sulvani Luz (Vania Bahia), que inclusive, esteve com uma exposição de artesanato no Centro de Cultura por uma semana.

A festa de aniversário terminou com os parabéns e a distribuição de bolo para os convidados, foi uma festa linda, com participações maravilhosas, e que o Centro de Cultura seja sempre a casa que abraça a cultura e seus fazedores.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.