IPAC divulga a contratação de empresa para restaurar a igreja matriz em Valença

 

Nós ativistas culturais preocupados com o PATRIMÔNIO histórico e cultural de Valença festejamos no dia hoje, a boa e tão espera notícia vinda através do diretor do IPAC Marcelo Lemos, de que já foi definida a empresa que vira realizar o restauro da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja Matriz), que se encontra muito deteriorada e interditada por correr risco de desabamento de alguma peça.

A Empresa Mehlen Construções Ltda será responsável pela restauração da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja Matriz), a publicação saiu hoje no diário Oficial do Estado e foi anunciado pelo IPAC em suas redes sociais, através do diretor.

Esse restauro é vai acontecer por uma luta incansável do Padre Marcos e dos participantes da Igreja que são muitos, eles estão o político Adailton Francisco, os vereadores Helton Brandão e Valdir Silvestre e principalmente, o deputado federal Valenciano Raimundo Costa que doou 1.000.000,00 (Hum milhão de reais), assim como as deputadas Alice Portugal e Maria Del Carmem que também doaram importâncias valiosas. O Valor total da obra é 2.138,525,40 e deve durar um ano para terminar.

A recuperação esse patrimônio histórico e artístico chega a emocionar quem vê um prédio com tanto valor familiar, tantas histórias registradas, tantas memórias municipais que só fortalecem o sentimento de cada valenciano católico ou não, mas que convive com aquele grande no alto da colina mostrando os valores da arte do século XIII em toda sua beleza e significação, pois a Igreja Matriz além de representação da religiosidade, que é também,  símbolo da identidade cultural e existencial de Valença.

A restauração da Igreja Matriz fortalece a luta e é um espelho para que o próximo prefeito possa fazer o mesmo trabalho com a antiga Câmara Municipal, patrimônio Histórico, que se encontra no mesmo estado da Igreja, fechada à espera de um milagre.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.