Ibicaraí: festival encanta Terra Santa, Leis federais e prefeitura fortalecendo a cultura local

 

A prefeitura de Ibicaraí inovou este ano com o festival “Encanta Terra Santa” criado em 2021 para fomentar a cultura musical em tempos de Pandemia e garantir a sobrevivência dos trabalhadores da musica.

Agora em 2024 a prefeita Monalisa Tavares e o secretário Olivério Leal com o apoio do Conselho de Cultura utilizaram os recursos da Lei Aldair Blanc e LPG para fazer também um festival de incentivo a novos talentos musicais trabalhando com as categorias infantil, juvenil , adulto e artistas que vivem de musica no município.

Monalisa e Olivério, inseriram também as outras formas de artes existentes na cidade, na mesma modalidade de festival, fazendo um evento aberto ao público em geral,  e em praça pública por três dias. A escolha dos vencedores de 1°, 2°, e 3° lugares das quatro categorias da música é feita por jurados e em média o prêmio é de 4 mil reais aos vencedores do primeiro lugar e aos artesãos foi pago 1.200 mil e duzentos reais pela exposição dos projetos que foram aprovados pela comissão julgadora.

A prefeita Monalisa Tavares contou ao Blog Opinião que para o cumprimento das Leis Aldir Blanc e LPG, o município garante a contrapartida como organização de ensaios, palco e tudo que se refere a realização do festival, e as verbas federais são utilizadas apenas para pagamento dos artistas. A prefeita declarou que a partir de 2025 a prefeitura vai  ampliar o festival para uma semana de duração, inclusive abrindo inscrição para cidades vizinhas com recurso próprios.

O festival Encanta Terra Santa foi lindo de ver e inspirador quando se trata de abertura democrática e participação livre de qualquer fazedor de cultura mediante apresentação de projetos para avaliação como manda a LPG e a PENAB.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.