Festejos de São Pedro: sucesso e polêmicas caminham juntos com resultado inesperado

A prefeitura de Valença promoveu neste ano os festejos de São Pedro separados da festa do bairro do Tento e fez um forró dos melhores que já se viu na Bahia, teve atrações de peso no palco principal como Leonardo, Léo Santana, Adelmário Coelho, Solange, Belo e praça da Feira Livre completamente lotada nos três dias, além da realização de um concurso de Quadrilhas Juninas a qual havia cerca de dez anos que não se realizava. Marcos Medrado realizou sonhos de muitas pessoas, principalmente da cultura popular com a realização de encontro que aconteceu no Ginásio de Esportes no dia de ontem. Pode-se afirmar que a festa organizada pela prefeitura foi um sucesso do ponto de vista da realização e de comparecimento de público, inclusive no Ginásio de Esportes. É claro que em toda festa existem polêmicas, erros, acertos, mas até nisso a prefeitura foi cuidadosa, pois buscou sanar as reclamações sempre que elas surgiram. Isso configura boa prática e responsabilidade.

Do elenco de artistas nacionais presentes na festa de São Pedro Valença recebeu Bel Marques, Ju Marques, Manu Batidão, Gustavo Mioto, Israel e Rodolfo, e teve ainda, Papazoni, Berguinho e Esqueminha Diferente. A equipe de bastidores que encontramos foi de boa qualidade. No entanto, no primeiro dia houve um grande desentendimento com a imprensa que que ficou à deriva por muito tempo, passou por apertos desnecessários tendo alguns profissionais se retirado e não mais retornado, outros veículos anunciam que nem conseguiram entrar, apesar de estar credenciado.

Sobre o incidente com a imprensa boa parte foi solucionado, e no dia seguinte já havia uma casa de apoio, internet, organização de entrada, água, mas alimento como costuma ter em todo evento, para imprensa não teve, tampouco uma sala destinada aos profissionais que já existe no munícipio com o nome Magno Jouber. É importante afirmar que todos os profissionais da imprensa de Valença sabem que Preta Passos é uma profissional competente, que desejou fazer o melhor, mas não conseguiu tudo que queria porque essa organização foi entregue a pessoas de Salvador que não conhecem Valença nem o pessoal da imprensa e acabou causando uma mazela em um evento preparado para fazer sucesso absoluto, mas não há sucesso absoluto se algo interno não vai bem.

Alguns relatos são necessários porque nem tudo que reluz é ouro, e mesmo a festa sendo linda, existem coisas importantes para serem reparadas e o tratamento com a imprensa é uma delas. Essa redatora está apenas relatando o que lhe foi contado pelos colegas e relatado em seus sites porque no dia de sua participação estava tudo melhor e não teve aborrecimentos, só alegrias, isso já significa que o prefeito se importa com o bem estar dos profissionais de noticias.

Valença se acostuma rápido com festas e já aguarda ansiosa pelo ano de 2026 com novos espetáculos, e com um São Pedro que se continuar assim se tornará tradição a atrairá gente de todo Baixo Sul e adjacências, e que tenha sempre o concurso de quadrilhas juninas que como observamos ontem, movimentou a economia do Bairro do Tento com venda de alimentos água e afins, as festas divertem e produzem sustentabilidade financeira. Prefeito focado, gera um município equilibrado.
Por: Irene Dóres
Fotos: @idorisfoto, capa; @secomvca, demais.



