Desfile da Consciência Negra muda rota no primeiro feriado nacional e atravessa a cidade

Cortejo se iniciou no Bairro da Lapa e atravessou a cidade para comemorar seus 17 anos de manifestação em Valença

Ontem o Brasil vivenciou a inauguração de mais um feriado nacional, e que bom que esse feriado se refere ao povo preto do país, enquanto isso, em Valença o desfile da Consciência Negra organizado pela coreógrafa Celia Praesent aconteceu mais uma vez comemorando os seus 17 anos de existência e saindo de um lugar diferente com destino à Praça da República.

No grande dia nacional em homenagem ao povo preto Celia Praesent iniciou sua caminhada no bairro da Lapa e seguiu passando pela Vila até chegar na Praça da República onde finalizou em um grande encontro com os amigos e amigas de Terreiros, da cultura e simpatizantes da luta pelo respeito ao povo preto do Brasil. Vários grupos culturais acompanharam o cortejo e levou muita alegria para os espectadores das localidades por onde passou simbolizando como sempre a luta do povo preto e festejando o dia dedicado à luta pela liberdade e direito de existir com dignidade.

Que esse feriado nacional sirva para as pessoas pretas se reconhecerem, se amarem cada vez mais e seguir em frente na luta pelo fim do preconceito e do racismo. O dia 20 de novembro representa o dia do assassinato de Zumbi dos Palmares pelo bandeirante Domingos Jorge Velho a mando da elite escravocrata, mas  para os negros na atualidade, é dia de Resistência por todas as dificuldades enfrentadas no dia a dia. E uma exigência de respeito e sobrevivência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.