COM BRASIL SEM RUMO, DESABA A CONFIANÇA DO CONSUMIDOR

Fotos: Reuters
Vitor Abdala,
repórter da Agência Brasil – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido
pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,5 ponto de março para abril. Com o
resultado, o indicador recuou para 89,5 pontos, em uma escala de zero a 200, o
menor patamar desde outubro do ano passado (85,4 pontos).

É a terceira
queda mensal consecutiva do indicador, que acumula perda de 7,1 pontos no
período.

A queda de abril
foi provocada pelas estimativas em relação aos próximos meses, medidas pelo
Índice de Expectativas, que recuou 2,7 pontos, para 98,7 pontos, a terceira
queda consecutiva. O otimismo com relação à evolução da economia caiu 2,9
pontos.

Já a confiança
no presente, medida pelo Índice de Situação Atual (ISA), subiu 0,5 ponto, para
77,1 pontos. O grau de satisfação com as finanças familiares subiu 2,3 pontos.
De acordo com a
pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, a queda da confiança dos
consumidores está relacionada “à decepção com a lenta recuperação
econômica e a manutenção de níveis elevados de incerteza”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.