Câmara de Valença concede Comenda do Mérito Literário ao escritor Araken Vaz Galvão
Na sexta feira a tarde (01.12.23) Câmara de Vereadores através do presidente Bertolino Junior, e a pedido da professora Lúcia Araújo concedeu a Comenda do “Mérito Literário”, ao escritor Araken Vaz Galvão, o qual foi recebido pela presidente da AVELA, Juscimare Sousa na presença do escritor e sua esposa Elzedir Galvão por transmissão via chat.
Participaram da cerimônia alguns membros da AVELA como o escritor Gilson Antunes, o jornalista Vidalto Oiticica, a poetisa Perpetinha, o advogado Pedro Geraldo, a professora e escritora do IFbaiano, Joseane Costa Santana que mostrou o livro “amor ao nosso barro”. Um Livro em formato de card que traz mostras dos produtos de barro de Maragogipinho, o livro é bastante interessante e está sendo vendido ao custo de 50 reais
A entrega da comenda aconteceu na Biblioteca Municipal Rui Barbosa coordenada pela professora Lúcia Araújo, logo em seguida houve um recital de Poemas com participações dos poetas presentes e já citados, assim como o escritor/poeta Otávio Mota, a atriz e jornalista Irene Dóres e a presidente da AVELA. Após foi oferecido um pequeno coffee break para os convidados.
Araken Vaz Galvão promoveu um grande incentivo à literatura de Valença, que já existia de forma bastante volumosa, e a partir de sua chegada ao município com novas ideias, só melhorou. Galvão juntamente com os colegas Macária Andrade, Alfredo Gonçalves e Mustafá Rosemberg criou a AVELA que veio a organizar de forma institucional o modo de escrever em Valença.
Galvão também fortaleceu em Valença a forma de ver cinema, partindo da ideia de criação até a personalidade do diretor exposta em cada filme. Fez workshop de cinema, rodas de conversa na AVELA para discutir livros e filmes, criou o ICEIA (Instituto Cultural Euzedir Vaz Galvão. No ICEIA tem Biblioteca e um pequeno Museu que são abertos ao público.
A homenagem feita pela Câmara Municipal é um reconhecimento aos serviços prestados pelo escritor ao município, nesses mais de trinta anos em que ele reside em Valença.