A Orla de Valença uma obra com muitos pais, que nunca termina
A obra da Orla de Valença segue como um ônibus quebrado; parada, ninguém sabe explicar o porquê. Depois de passar por algumas semanas no local e não ver ninguém no canteiro de obra resolvemos indagar ao pessoal que permanece pelas redondezas, sobre o que está havendo, conversamos com pessoas do local e funcionários que trabalhavam na ponte Inocêncio Galvão naquele momento, incrivelmente ninguém tem certeza do que há, mas estão desapontados e sem esperança sobre o término da obra este ano.
Procuramos saber o porquê da desesperança e se eles achavam que a culpa era do gestor municipal, todos responderam que o gestor não tem culpa, que a obra é do Estado e que existe uma pessoa em Valença que se diz dono da obra, mas que nada faz para adiantar nem aparece para falar com ninguém, que eles só sabem de autoria de ouvir falar. Perguntamos sobre a empresa que trabalha atualmente na obra e os trabalhadores da ponte me responderam que não há atraso no pagamento, mas que eles não sabem explicar por que a obra segue paralisada. O engenheiro não estava no local, por isso não conseguimos saber dele quais os embaraços para procrastinar o término de uma obra tão importante para a cidade, a qual, inclusive, é fonte de renda para diversos pais de família que tiram seus sustentos daquela localidade.
Sinceramente, gostaria que o “dono” da obra explicasse ao povo por que a obra da Orla não anda, porque a Orla se encontra em estado de abandono, já com parte do serviço realizado sendo degradado pela natureza. Quem assume responsabilidade precisa cumprir com seus compromissos, não pode ficar contando historinhas de desenho animado, anunciando que tudo é criação sua, mas não cumprindo com nada.
Valença precisa cobrar a quem de direito ou a quem assumiu a autoria da Orla, a sua finalização. Todos sabem que é uma obra do Estado, mas tem um pai local, então, que assuma sua responsabilidade e pare de contar lorotas, não se pode brincar com as pessoas, anunciando o que sabe que não vai cumprir.
A reforma da Orla de Valença está uma vergonha, entra uma empresa que é obrigada a sair, obra paralisada por alguns meses, entra a segunda, coloca duas pedras de azulejos em duas barracas e retira os trabalhadores do campo, abandonando o serviço. O povo não quer conversa fiada, quer o serviço concluído.
Atualizando o texto: Conseguimos conversar agora há pouco com o engenheiro da obra da Orla, Sr Evaldo (Borys) Alves, o qual nos informou que a paralização da obra se deveu a um problema técnico e a empresa Guimarães Transportes e Empreendimentos já está resolvendo com o Estado, com previsão de retorno entre amanhã e a próxima semana e que o plano é concluir no máximo em 90 dias.
O Blog Opinião está atento a este equipamento público que merece ser bem tratado e entregue ao município com responsabilidade.