A Festa da Purificação teve a visita do governador Jerônimo Rodrigues e Bruno Monteiro
No domingo (28.01) estive mais uma vez na festa de N. S. da Purificação em Santo Amaro juntamente com o colega radialista Rodrigo Mário e o amigo Reinaldo. Encontramos amigos e observamos após, lavagem da igreja da Purificação, a caminhada dos fiéis para a Igreja de Senhor do Bomfim, onde acontece a “lavagem” simbólica da porta da igreja pela manhã.
Todo ano, especialmente em época de eleição, aparecem diversos deputados, contudo, nessa lavagem não apareceu quase ninguém na porta da igreja. Apenas o deputado Antônio Brito que comparece todo ano estava lá, orando no portão da igreja.
O Governador Jerônimo Rodrigues compareceu ao evento e discursou na Praça principal, já o secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro participou de todo processo cultural e seguiu até a porta da Igreja do Bomfim onde tomou mais um banho de cheiro.
Esse ano me chamou atenção a organização do grupo LGBT+ que desfilou com camisas próprias, homenageando Cosme e Damião, e contou com a presença do ex-deputado federal Jean Willys. O grupo gay de Valença poderia se organizar melhor e participar dos festejos de forma destacada como faz o pessoal de Santo Amaro.
A festa de forma geral foi muito boa, a praça principal teve atração musical a tarde inteira com banda que imaginamos ser local, contudo, uma delas, a Bandala, fez uma ótima apresentação, e nossas anfitriãs, as primas de Rodrigo Mário, estiveram conosco o dia inteiro na diversão.