Vereadores discutem a Regulação hospitalar, Valdir e Clóvis fazem reflexão sobre o assunto 

 

Hoje, os vereadores de Valença, começando por Cristiano do Táxi que abriu a discussão, criticaram a Regulação estadual da saúde, com Benvindo colocando a culpa no governador Jerônimo pelos tropeços que ocorrem na transferência de doentes para outras unidades. A conversa chegou a Reginaldo Araújo e Helton, todos de alguma forma alegaram que a transferência de portas abertas era melhor que a Regulação.

O vereador Valdir Silvestre se pronunciou sobre o assunto, explicando que a Regulação apesar de não ser a melhor coisa, organizou a forma de internamento do doente com vaga garantida em hospital especializado através do processo regulatório. O edil lembrou que a Regulação garante a vaga para a execução do procedimento necessário onde o doente já chega com tudo encaminhado, melhorando o situação de antes, onde o doente perambulava por vários hospitais até achar um lugar onde pudesse atender à sua necessidade.

O vereador Clóvis falou sobre a Regulação de forma positiva no que diz respeito à saúde de Valença. O Edil lembrou que a Santa Casa está na Regulação e que é um dos centros de cirurgia ortopédica na Bahia, recebendo regulados de várias regiões. Clóvis também lembrou da Policlínica estadual e que a saúde tem sofrido melhorias no município.

Uma fala coerente foi repetida entre Valdir e Clóvis, a questão do aparelhamento dos hospitais com médicos especialistas e criação de mais unidades hospitalares para atender os pacientes regulados, isso com certeza melhora o atendimento, mas com certeza não acabará com a necessidade nem com a espera da regulação, infelizmente a população nunca será atendida em sua totalidade.

Cada vereador tem seu ponto de vista sobre a Regulação, principalmente quem sobrevive à custa de favores na saúde. Todo mundo sabe que apesar das dificuldades da regulação, o paciente sair de sua unidade com leito e procedimento encaminhado é muito melhor que ficar se batendo de porta em porta de hospitais.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.