Secretaria de Cultura realizou primeira escuta pública sobre Plano Nacional Aldir Blanc

 

Ontem à tarde aconteceu a primeira escuta da sociedade civil sobre a PNAB (Plano Nacional Aldir Blanc) em Valença, o evento foi realizado no Teatro Municipal durante a tarde e uma pequena parte dos fazedores de cultura participaram, cerca de 40 pessoas estiveram presentes.

A RTC Jhessy Coutinho fez a apresentação do valores destinados aos fazedores de cultura de Valença que recebeu pouco mais de 600 mil.

 

A primeira prévia foi apresentado o valor de 478.970 reais para dividir através de edital com a população de Valença. Esse dinheiro é apoio cultural para as produções, ajuda para os grupos e produtores, não se trata de cobertura de projeto, portanto, precisa chegar a todos os fazedores e o chamamento para a discussão é justamente para que os artistas e fazedores de cultura possam decidir juntamente com o Conselho de Cultura qual a melhor forma de entregar essa verba que vai ser destinada ao povo da cultura por 5 anos.

 

A escuta de ontem se deu no plano explicativo pela RTC e solicitações de participantes como Salomão Pedro que falou sobre a prestação de contas da LPG que caso não aconteça em tempo hábil pode complicar o participante e o município que fica sem receber o próximo recurso.

 

Foi explicado pela RTC sobre os participantes do edital de fomento em referência a endereços e ficou bem claro que sim pode participar quem mora no município, o fato de ter endereço no local do edital não habilita ninguém que more fora a se inscrever na cidade do edital.

A apresentação teve poucas interações meramente observadoras: David Terra, Irene Dóres, Adriano Pereira falaram sobre a PENAB de forma e a importância desse projeto de lei federal para o incentivo dos artistas e fazedores de cultura. O músico Salomão Pedro solicitou a realização das atas das reuniões, e para finalizar a Escuta Pública o secretário de Cultura Gugui Martinez, marcou um próximo encontro para o dia 4 de maio no Teatro Municipal.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.