Rio Grande do Sul: uma tragédia sem precedentes como um castigo divino pelo descaso político 

Esses dias o Brasil está paralisado com as notícias sobre o Rio Grande do Sul. A gente olha pela tv e não consegue identificar cidades, apenas um mar de água como se fosse um grande lago que engoliu uma cidade. A visão periférica faz doer qualquer alma com senso de humanidade.

Para quem gosta da Bíblia e acredita nas citações divinas, parece que Deus mandou um grande castigo para o Rio Grande do Sul fazendo sua população sofrer se desesperar e morrer no meio das avalanches de água que inundam e obrigam pessoas a se isolaram.

Ver as notícias na tv causa tristeza, ver as pessoas passando fome e sede nessas horas desastrosas nos leva a perceber que se hoje não tem comida no RS, devemos agradecer ao governo entre 2016 e 2022 que acabaram com o estoque regulador do país e hoje obriga o governo atual a importar um milhão de toneladas de arroz, alimento que o RS é o maior produtor no país. Essa tragédia climática também tem origem nas decisões políticas do governo passado que liberou encostas e terras de reservas para o Agronegócio derrubar as árvores e plantar e criar animais. Hoje sem condições de escoamento, a água se acumulou e subiu para as cidades.

O enriquecimento do agronegócio causou desastre para a população riograndense e despesa para o governo atual que precisa se virar nos trinta para garantir tratamento humanitário a um povo que o desprezou e valorizou as motociatas de um governante nada humano.

As chuvas no Rio Grande do Sul afetam 83% do Estado e o Brasil está se mostrando humano de Norte a Sudeste para socorrer os Porto Alegrenses com doações em dinheiro, alimentos, roupas, prestação de serviço como medicina e outras ajudas. Lá se encontram artistas como o surfista Pedro Scooby  que juntamente com um colega de profissão está resgatando pessoas com seus Jets skys, o vencedor do BBB Davi que rumou para lá para ajudar pessoalmente e médicas vencedoras do reality que se encontram atendendo aos desabrigados

O desastre que está acontecendo no Rio Grande do Sul também é produto da ganância dos empresários e da falta de consciência de políticos sem escrúpulos. Que isso sirva de exemplo para todos os Estados brasileiros, e para a preservação e respeito à Natureza. Resta a todos nós brasileiros torcer pela recuperação do povo gaúcho e que eles consigam refazer suas vidas tão arrasadas por esse desastre natural assustador.

Por Irene Dóres

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.