Governo Lula abre Concurso Nacional Unificado para  servidor federal 

Hoje foram abertas as inscrições para o ENEM dos concursos, ou Concurso Nacional Unificado e vão até o dia 09 de fevereiro. O concurso nacional visa a garantia de vagas de emprego público para pessoas de todo país em várias modalidades de trabalho.

A ministra da gestão Esther Dweck falou agora a tarde na Globo News como vai funcionar o ENEM dos concursos. Segundo suas explicações, o concurso unificado vai garantir emprego para pessoas de nível médio e superior, e basta pagar uma única cota para se inscrever em várias modalidades, a pessoa  que passar vai poder trocar de trabalho se assim o desejar, quando surgir novas vagas que o interesse mesmo que já esteja trabalhando na primeira vaga escolhida. 

O concurso tem validade de um ano com possibilidade de prorrogação para mais um e as  vagas abertas serão para carreiras específicas e nível médio no âmbito federal. As pessoas que passarem em qualquer modalidade entrarão diretamente no cadastro reserva e serão chamadas conforme o surgimento das vagas pelo país. 

 

O concurso tem oito blocos específicos de profissões e níveis de escolaridade, sendo um exclusivo para nível médio, com um número  generoso de  vagas. Haverá uma prova comum para todos os candidatos  e uma específica para cada área com 10 questões para cada eixo. 

 

Para se inscrever no ENEM dos concursos o candidato precisa ter cadastro no Gov.br e os valores pagos pela inscrição variam por nível de escolaridade. O valor para nível médio é de 60 reais e para nível superior 90 reais.

Para se inscrever use esse link

https://cpnu.cesgranrio.org.br/login

 

Escolher um bloco temático e os cargos nos quais tem interesse. Em seguida, ordenar a sua preferência entre os cargos e especialidades.

Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático, mas quantas vagas quiser dentro dele. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato.

💸 Independentemente do número de cargos que escolher, o candidato vai pagar uma única taxa de inscrição. O valor é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior.

Poderão pedir isenção da taxa inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies. O prazo para solicitar o não pagamento é até 26 de janeiro.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.