Consumidor poderá bloquear ligação de telemarketing a partir desta terça

Ligação de telemarketing ; serviços ;  (Foto: Pexels)

O
consumidor está protegido das chamadas indesejadas
Termina
nesta terça-feira, 16, o prazo para que as empresas de telefonia criem a lista
nacional de bloqueio de telemarketing. O consumidor que não quiser mais receber
ligações de ofertas de empresas como Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky
deve se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br.

A
lista, porém, não bloqueia ligações das empresas de telecomunicação com fins de
pesquisa ou de empresas de outros setores que queiram vender seus produtos.
Portanto, o consumidor está protegido apenas das chamadas indesejadas com o
propósito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet.

A
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, em junho passado, o prazo
de 30 dias para que as empresas de telecomunicações implementassem o mecanismo,
pois são justamente essas companhias as responsáveis por um terço das ligações
de telemarketing indesejadas, segundo estudos de mercado que fundamentaram a
decisão da agência. Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 mil reclamações
de consumidores, uma média mensal de 2,8 mil queixas. Sendo que a média do ano
de 2018 foi de 2,2 mil reclamações por mês.
O Procon
já tem uma lista de bloqueio de ligações de telemarketing. Qual é a diferença?
A
diferença está na abrangência. Enquanto o cadastro da Anatel é mais abrangente
em termos geográficos, já que se trata de uma lista nacional (e o Procon atua
na esfera estadual), o cadastro do Procon é mais abrangente na gama de
empresas, pois bloqueia ligações de telemarketing de todas as companhias, e não
somente as de telecomunicações.
Não
seria melhor criar uma lista de bloqueio nacional que atinja todas as empresas?
O
presidente da Anatel disse, em nota divulgada em junho, que a agência estudará
soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema das ligações
indesejadas vindas de outros setores. Mas, apesar de 90% dos brasileiros terem
recebido ligações indesejadas de telemarketing, somente 36,8% tentaram bloquear
o número e só 11,2% procuraram serviços de proteção do consumidor, de acordo
com uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do
Ministério da Justiça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.