Cairu festeja 30 anos do Plano de desenvolvimento e mostra seu crescimento 

Ontem foi realizada na Câmara de Vereadores de Cairu, a cerimônia de comemoração dos 30 anos do Plano de Desenvolvimento do município criado pelo governo de Hildécio Meireles há. A comemoração reuniu munícipes e convidados que fizeram parte da construção do Plano. Entre os vários convidados esteve presente a Dra Sônia Fontes, secretária de infraestrutura e urbanismo de Itabuna, ex-deputada estadual e diretora da Condé.

A secretária em sua fala disse que nunca havia presenciado um município festejar 30 anos de Plano de Desenvolvimento e que é importante se ter pilhagem de amostragem, que é bom saber que ao longo de trinta anos o município se desenvolveu em todas as áreas, desde a administração até a cultura. Que na criação do planejamento já havia a intenção de sustentabilidade há trinta anos atrás, pois tendo sido criado após a ECO 92 se traçou o plano mas não se tinha certeza de dar certo. A Secretária parabenizou o prefeito Hildécio pela persistência e luta como político, prefeito e deputado e que essa semana ele se encontra em destaque pelo seu cargo de de diretor de Meio Ambiente na UPB.

Um dos colaboradores de Hildécio no Plano de Desenvolvimento, Manoel Altivo da Luz fez um breve relato sobre a desenvoltura de Cairu nesses 30 anos, e diz que com o fim dos royalties do gás é preciso investir na economia do mar, falou de reforma do Forte do Morro e agradece a Liliana Leite que conduziu o projeto. Elogiou Igor Gomes pela construção da nova Câmara de Cairu e afirmou que os administradores pegaram o melhor de tudo que puderam no Plano para melhorar Cairu.

O prefeito Hildécio Meireles fez um discurso revelador e histórico, revelando que ao assumir a prefeitura em 1993 o povo do arquipélago era tratado com desdém e tinha vergonha de se identificar como cairuense. Sobre as primeiras providências na implementação do Plano, Hildecio disse que:

A PRIMEIRA MEDIDA FOI ENTÃO DAR INÍCIO À ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA, A COMEÇAR PELO QUADRO DE PESSOAL, CULMINANDO COM O PRIMEIRO CONCURSO PÚBLICO REALIZADO NO MUNICÍPIO, NOS IDOS DE 1994.

Hildécio seguiu relatando suas administrações ao longo dos 5 mandatos e deu nome às construções realizadas por ele para melhorar a vida do povo cairuense, assim ele continuou sua fala:

CONSEGUIMOS TAMBÉM CONSTRUIR UM POSTO DE SAÚDE EM MORRO DE SÃO PAULO QUE NÃO OS TINHA, COMO TAMBÉM UM NOVO, MAIOR E MAIS NO NOSSO RETORNO AO GOVERNO MUNICIPAL EM 2005, EM VISTA DO QUE HAVÍAMOS CONQUISTADO AO LONGO DOS ÚLTIMOS 14 ANOS, ALINHADO À EXPECTATIVA DA EXPLORAÇÃO DO GÁS NATURAL NA COSTA LITORÂNEA QUE NOS PERMITIU UM INCREMENTO DAS NOSSAS RECEITAS, ACENTUADAMENTE NO PERÍODO DE 2011 A 2021, ENTENDEMOS A NECESSIDADE DE UM PLANO MAIS ARROJADO E MAIS AMPLO, QUANDO COM O APOIO DO INSTITUTO WWI E BANCO MUNDIAL, ELABORAMOS O PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CAIRU 2030.

Enquanto o prefeito ia falando de suas ideias para tornar o arquipélago melhor, também foi lembrando das pessoas que contribuíram para sua evolução. Seguiu falando o prefeito; 

…OUVINDO O CLAMOR DAS RUAS E OS CONSELHOS DOS NOSSOS COLABORADORES, MANOEL ALTIVO DA LUZ, ANTÔNIO ISAÍAS, CARLOS ALBERTO, AQUI PRESENTES, E TANTOS OUTROS, E CONTANDO COM O APOIO DO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE TURISMO E DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR – CONDER, TENDO COMO DIRETORA PRESIDENTE A DOUTORA SÔNIA FONTES, TAMBÉM AQUI PRESENTE, COMEÇAMOS A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ARQUIPÉLAGO DE CAIRU E NAQUELE PRIMEIRO DE ABRIL DE 1995, DEMOS POSSE AO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO NOSSO ARQUIPÉLAGO.

As revelações foram muitas, o resultado do trabalho de Hildécio Meireles está presente, o arquipélago de Cairu tem duas caras, uma antes e outra depois de Hildécio. O Plano de desenvolvimento aplicado ao longo desses 30 anos transformou e continua transformando Cairu em um lugar mais bonito, mais organizado e mais desejado.

Por Irene Dóres

Fotos @idorisfotos e @tinga

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.