A Bahia tem pior índice de esclarecimento de crimes como homicídios, apenas 15% dos casos são resolvidos

O Jornal Nacional mostrou ontem a noite uma pesquisa sobre resolução de crimes no Brasil pela justiça investigativa. nesta pesquisa a Bahia aparece de forma insuficiente e só consegue esclarecer 15% dos homicídios, deixando o Estado em último lugar no ranking do Brasil com péssima avaliação. Esse ranking desmerece os setores responsáveis pela punibilidade do criminoso e fortalece a prática do assassinato em todas as esferas, vez que em um Estado sem punição para o crime, o criminoso se fortalece.

A Bahia que tem a Polícia Militar muito respeitada e a mais dura do país, quando chega na polícia investigativa deixa a desejar, porque não consegue elucidar 85% dos casos de homicídio e os criminosos e seus amigos festejam a liberdade próxima por não haver as tais das provas, e até dizem que “quem está preso é quem morreu”, causando revolta nos familiares e amigos da vítima.

Com essa métrica quando um caso vem a ser resolvido com rapidez, pode acontecer de o delegado responsável ser punido, enviado pra bem longe e até perder o cargo que ocupa. Por coincidência um caso parecido aconteceu em Valença e os amigos do criminoso confesso já esperam a liberdade dele para quem sabe um tempinho depois, matar outra mulher.

O Estado da Bahia deve ter uma “Secretaria de Direitos Humanos e da Cidadania”, e se tiver, precisa de alguém que goste de gente e fortaleça a polícia investigativa, e a Secretaria de Segurança Pública também precisa cuidar mais da resolução dos crimes, e poderia premiar os delegados e equipe que resolvam os casos com mais promoção e menos punição.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.