Vereador Clóvis Júnior denuncia falta de atenção com parturientes e crianças na Santa Casa
O vereador Clóvis Júnior durante a sessão da Câmara denunciou a falta de conhecimento e atenção de alguns dos médicos que atendem na Santa Casa de Valença essa semana diante de fatos que poderiam ter sido resolvidos dentro da normalidade.
Clovis Junior narrou duas histórias acontecidas nesses dias das quais os pacientes precisaram se deslocar para Santo Antônio de Jesus. A primeira uma parturiente teve a indicação que seu parto só poderia ser feito por cesariana, contudo o médico nada fez para transferir a paciente. O marido a tirou do hospital por conta própria e a levou para Santo Antônio de Jesus, onde 20 minutos depois de dar entrada no Luis Argôlo a mulher pariu de parto normal.
No segundo caso uma criança quebrou o pé e também não encontrou suporte na Santa Casa, o médico o mandou para outro lugar e lá a criança foi devolvida, o pai levou a criança para Santo Antônio que não a atendeu por não haver tratado entre os municípios. A criança retornou a Valença e continua em sofrimento com a possibilidade de ser operada amanhã quando vai ter cirurgia ortopédica.
Essas situações na Santa Casa infelizmente são comuns, várias mães perdem seus filhos ao nascer, faltam recursos para atender algum tipo de enfermidade, acontece de o paciente não resistir e muitas vezes são encaminhados e obtém sucesso na regulação, o que é bom, como foi o caso da parturiente.
A Santa Casa é o único hospital que Valença tem, portanto, merece médicos mais dedicados e mais estudiosos, precisa ter mais atenção e dedicação com os pacientes, principalmente com as parturientes, para evitar mortes dos bebês no nascimento.
Quanto às críticas e denúncias, cabe ao seu provedor ouvi-las e cuidar para diminuir os “descuidos” e melhorar o atendimento e o trabalho da área médica.