Valença empossa pela primeira vez gestores escolares escolhidos em seleção por edital

 

Na manhã desta terça feira, 27/02, no auditório da UNEB Campus XV, o prefeito deu posse aos diretores e vice-diretores de todos os gêneros, que foram aprovados em processo seletivo para gestores das escolas da rede municipal de educação. O processo foi composto de avaliação intelectual (prova de conhecimentos gerais e redação), prova de títulos, confecção e apresentação de plano de gestão conforme o que solicitou o edital 002/2023.

O processo de seleção foi feito com base na Lei federal que exige a presença de diretores escolhidos por seleção para garantir que o município receba o VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados).

A Lei nº 14.113/2020, que regulamenta o novo Fundo, estipula que a disponibilização dos recursos complementares não pode ocorrer quando há indicação política para o cargo ou função de diretor escolar

O município de Valença através da secretária de educação Albete Freitas e do prefeito Jairo e em atendimento à lei federal e às leis municipais nº2.114/2010, e a nº 2.600/2019, em consonância com o decreto municipal nº4.565 de 12 de setembro de 2022 fez cumprir a lei federal com o intuito de melhorar a renda anual oferecida pelo FUNDEB, fato que moraliza a educação e leva às direções escolares pessoas com capacidades comprovadas por seus trabalhos desenvolvidos em suas atuações como professores que conhecem a realidade do ensino do seu município.

A resolução hoje empregada em Valença já estava na lei da educação através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), desde 2010, mas só agora está sendo aplicada aqui no município, e mesmo assim ainda há que acreditar que Valença é uma privilegiada em cumprir a determinação federal mesmo que tardiamente.

O gestor escolar desempenha um papel de suma importância na promoção do sucesso educacional, sendo responsável por garantir o bom funcionamento da instituição de ensino e por enfrentar os desafios que possam prejudicar o aprendizado dos alunos.

O papel de um gestor escolar vai Além de administrar a escola, importando muito na interação entre todo corpo escolar como professores, coordenadores, alunos e familiares ligados à escola. Cabe ao gestor dialogar de forma respeitosa e responsável, acolhendo e dando suporte na medida do possível aqueles que precisam de ajuda. Essa forma de agir já deve constar do PPA da escola com ênfase em aprimorar o desenvolvimento contínuo da educação do município.

Os editais de seleção de gestores escolares acontecerão a cada governo, com prazo de 2 anos renováveis por mais 2, e o que se espera dos empossados de hoje é que eles consigam realizar tudo que a lei solicita e que as habilidades apresentadas na documentação de cada escolhido façam valer as escolhas dos seus nomes pela comissão responsável pela seleção.

Por Irene Dóres

Fotos: Ascom/Vça

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.