Santa Casa de Valença oferece alimentação diferenciada aos pacientes do SUS
Essa semana tivemos a oportunidade de visitar a Santa Casa de Misericórdia e passar por enfermarias do SUS. Conversamos com pessoas oriundas de outros municípios vindos através da Regulação para diversos procedimentos.
Em determinado momento tivemos acesso ao almoço que chegou para a paciente. No prato tinha feijão, arroz e soja. A curiosidade nos fez perguntar: tem carne aí a resposta foi: não é apenas a soja. Ainda com muita curiosidade, perguntamos a uma paciente que ficou cerca de um mês acompanhando uma parente o que era servido de alimentação no ano passado, e esta para minha confirmação respondeu que só era servido soja, feijão e arroz e nos domingos surgia o prêmio na forma de peixe ou frango.
Isso me pareceu tão senzala, tão, seletivo, tão desprezível, afinal humanização é tratar todos com a mesma humanidade, e oferecer um cardápio único à base de soja como proteína diuturnamente aos pacientes do SUS não é humanizado nem igualitário, será que os funcionários da Santa Casa comem essa ração todos os dias? Ou pacientes do SUS não merecem uma alimentação mais balanceada? O SUS não tem dinheiro para alimentação? Ou estão fazendo economia?
E para o jantar dos pacientes do SUS o que sai? Uma iguaria maravilhosa, um copo de 300ml de sopa e um pão. Não estamos desejando uma feijoada à noite, mas um copo de sopa para quem não está em tratamento de redução de peso, é submeter o paciente a passar fome. Assim como oferecer apenas proteína de soja ao paciente e acompanhante é como oferecer ração aos animais. Quando é que a Santa vai realmente humanizar os humanos?