Polêmica na Câmara de Vereadores: edis criticam Moção de Aplausos a secretária de saúde

Ontem, (08.04), vereadores criaram uma nova polêmica antes de votar uma Moção de Aplausos oferecida pelo presidente da Câmara à secretária de saúde de Valença. Dois vereadores alegaram que a secretária não oferece o serviço que o povo precisa porque é impedida. Nenhum dos edis se manifestou contra a secretária, mas contra a forma que ela trabalha, sem autonomia e tendo que tirar muita coisa dos pacientes.
Atualmente a secretaria de Saúde não tem carros para pacientes doentes que possuem plano de saúde. Alguém decidiu que um funcionário público que ganha menos de 3 mil reais por mês por exemplo, e tem plano de saúde, pode pagar cerca de mil reais em um carro particular para comparecer a um consultório médico ou hospital para fazer uma consulta em Salvador ou outra cidade.
Alguém decidiu que as pessoas idosas, doentes, acamadas, ou com dificuldade de mobilidade não merecem tratamento médico. E tais decisões têm que ser cumpridas pela secretária. Um dos Vereadores falou da falta de medicamentos nos postos de saúde e da penúria pela qual as pessoas humildes estão passando, inclusive comentou os pedidos de socorro que a Câmara tem recebidos das mães de crianças com problemas graves que estão sem os remédios.
A polêmica foi forte, mas a Moção da secretária foi votada, e os edis deixaram bem claro que suas falas não eram contra ela, mas sim, contra ela ter as mãos amarradas para agir em favor da saúde de Valença.