Ministério Público realiza Tribuna Livre na Câmara de Valença

O Ministério Público de Valença através da promotora Lívia Luz Farias e seu colega Abner, promotor convidado, reunidos à presidente do CONSEG Aiandra Bruno fizeram ontem à tarde uma audiência de Tribuna Livre na Câmara de Valença para falar sobre segurança pública no município e o trabalho das entidades SISPER E CONSEG para interagir nas comunidades mais carentes em.busca de melhor encaminhamento de jovens e adolescentes para evitar que estes adentrem ao mundo infracional e busquem o crescimento pessoal.
A presidente do Conseg, Aiandra Bruno falou que essa semana marca o início dos trabalhos do órgão, que é um trabalho árduo, já começando pela parte documental que é extremamente burocrática, contudo, já estão avançando e a partir desse mês começam a reuniões, inclusive ela convidará a comunidade para participar.
Aiandra revelou que assumiu o conselho de segurança no final de 2019 e vai até 2022 mas este ficou paralisado em função da pandemia. Ela explicou que a função do conselho é melhorar a qualidade de vida das pessoas, com um trabalho voltado para jovens e mulheres com ajuda da GCM e PM e Polícia Civil as quais podem garantir segurança para essas pessoas.
A Câmara informa sua comissão de segurança que tem como presidente o vereador Isaías, mais, Ryan e Reginaldo
Respondendo ao vereador Reginaldo a promotora Lívia explica sobre o SISPER e CONSEG dizendo que os órgãos são uma união de forças, projetado pelo Ministério Público da Bahia que visa a integração dos responsáveis por garantirem a segurança aos cidadãos. Dra Lívia cita a cidade de Medelin na Colômbia como uma das cidades mais violentas do mundo em certa época e hoje se uma cidade tranquila através do trabalho realizado por modelo parecido de junção de um comitê que melhorou a condição do lugar.
O MP da Bahia buscou esse modelo para aplicar em cidades que necessitem do programa e que em Valença os índices de violência atualmente tem caído bastante. A promotora diz que todos são responsáveis pela reorganização social do município e que segurança pública significa ordem e paz.
Aiandra falou sobre o Conseg explicando ser o órgão uma entidade privada com CNPJ e que participa do comitê do sisper apresentando as demandas surgidas no município.
Dra Lívia informou que em algumas comarcas já foi implantado o plano de segurança pública e que o CONSEG pode cobrar do executivo ações sociais para o município
O sisper e conseg são formados por pessoas da FAZAG, OAB, Casa do empresário, segundo a promotora Lívia o maior desafio é aprender a trabalhar em conjunto, com respeito às instituições e diz que uma sociedade é formada por vários núcleos com valores diferentes que desafiam as convivências e formas de lidar com pessoas e com o mundo, sendo o maior desafio, encontrar uma forma de integração. Dra Lívia falou que não há superioridade entre pessoas e as convivências harmônicas precisam acontecer, embora atualmente esteja sendo difícil de acontecer no país.
O promotor Abner, explicou que quando há remoção de um parquê que participa do sisper dificulta um pouco.as ações, mas a população pode solicitar do próximo que volte a funcionar. Ele falou que em Feira de Santana e Camaçari o sisper já está bem avançado.
O promotor Abner disse que as demandas na área de Infância e Juventude se faz bastante presente em Valença e ele pensa em medidas preventivas, que na comarca de Itaberaba ele fez palestras para os jovens e sempre deu bons resultados, inclusive aconteceu de jovens procurá-lo para se declarar infrator e pedir ajuda, ele falou também sobre um projeto da Polícia Militar onde eles fazem visitas às escolas sempre e isso acaba inibindo ações de traficantes de atuam para vender drogas e coptar estudantes para o “trabalho”.
Aiandra Bruno falou sobre o CONSEG mirim e disse acreditar nesse projeto que consiste em convidar crianças de comunidades difíceis e levá-los para conhecer o mundo da educação colocando eles em contato com os aparelhos de aprendizagem e assim fazê-los desejar chegar a um patamar diferente.
A Tribuna Livre foi muito proveitosa e com certeza trouxe para os valenciana informações importantes. Para quem precisa de apoio pode procurar dra Lívia no MP, Aiandra Bruno na Fazag, Dilton Alves na Casa do Empresário, Dr. José Elísio através da OAB e um representante do Rotary Club, Coutinho.
Lívia, Abner de Itaberaba, Aiandra