MARGARETH MENEZES E A MISSÃO DE RECONSTRUÇÃO DA CULTURA NO BRASIL
A Ministra da Cultura Margareth Menezes falou ao programa Em Pauta da GloboNews sobre o estado em que encontrou o que foi um dia o ministerio da cultura e a demonização dos artistas durante os últimos 4 anos. A ministra disse que vai trabalhar para esclarecer ao povo brasileiro o que significa a Lei Ruanet e como ela funciona para a cultura. Que a referida lei é usada como fomento à cultura, a verba que é paga pelas empresas é utilizada para produzir o espetáculo por exemplo, e ajuda na compra de instrumentos fazendo a cultura se realizar na prática.
Margareth revela o estado de desfalque que se encontra a cultura, a destruição do Ministério e a retirada de mais de 80% da verba da cultura, além da demonização dos artistas.
A Ministra pretende trabalhar voltada para a cultura popular, digital, de rua, enfim, focar nos trabalhadores da ponta.
Menezes disse que a cultura hoje não tem dinheiro nem para comprar uma passagem de avião, que vai ter muito trabalho para se restabelecer e que a Fundação Palmares não tem mais nem energia elétrica, que vão precisar mudar de casa.
Margareth deu esperança para os trabalhadores da cultura revelando inclusive que foi escolhida pelo presidente Lula, por ter sido uma artista que sofreu com o racismo estrutural que a deixou sem gravar uma canção por 8 anos, e por entender as necessidades mais prementes dos artistas mais simples do país, ela foi escolhida e aceitou a missão.
A ministra baiana se mostrou forte, consciente, conhecedora e prometeu fazer a cultura existir para todos.