Lavagem do Amparo: religião e passarela de desfile político. 

A Lavagem do Amparo realizado ontem pela manhã como sempre acontece todo ano, foi uma explosão de gente, cerca de três  mil pessoas se dirigiram ao Amparo para participar da lavagem simbólica e prestigiar as exibições artísticas como a capoeira dos mestres Pety e Pozi, assim como apreciar o povo dos Terreiros a tocarem seus atabaques e dançarem com suas cantigas religiosas e culturais. 

Esse ano é chamado de véspera de ano  político, e o povo pôde encontrar a desfilar pelo adro da Igreja, após caminharem em blocos pelas ruas de Valença, uma meia dúzia de pré-candidatos, os primeiros a chegarem foi Marcos Medrado e Martiniano do PT que foi acompanhado de muitos seguidores petistas e simpatizantes. Logo depois chegou o prefeito Jairo Baptista, seus secretários e funcionários vestidos de azul transformando as ruas em uma grande onda.

A lavagem do Amparo é uma grande passarela para se ver além, da cultura, que está cada vez mais escassa, a presença de grupos específicos que fazem questão de colocarem suas camisas  para mostrarem à sociedade o seu valor e seu trabalho social, o exemplo disso é a ONG Quintas Feministas que participou ontem  com a maioria de suas colaboradoras levando sua bandeira de defesa da mulher. Outras Ongs como a AMA também se fizeram presentes, assim como o Rotary Club e Biblioteca Rui Barbosa.

Quem também apareceu na Lavagem  foi o deputado Paulo Magalhães, o empresário Luis Dátolli, o pré-candidato Claudio Queiroz, o empresário  e também pré-candidato Hilton Couceiros de Matos, o ex-prefeito Ricardo Moura  e o ex-vereador Mateus Passos que começou a aparecer, depois de três anos sumido.

A pré-candidata  Jucélia Nascimento chegou muito bem acompanhada e cercada de amigos como Ryan Costa, enquanto  o deputado Raimundo Costa que fazia algumas ligações de vídeo para conversar com as pessoas que estavam junto dela e de Ryan.

No ano anterior à eleição, a Lavagem do Amparo funciona como palco político e um termômetro para que o candidato a candidato interaja com possíveis eleitores e perceba como está sua aceitação. Esse ano não foi diferente, e há até quem aposte que no próximo não terá a presença da metade dos que foram ontem à caminhada. 

Nesse caso resta aos participantes de ocasião fazerem penitências e rogar a N.S do Amparo o milagre da eleição. No mais, segue a organização  da Igreja para o início das novenas hoje, e as apostas do povo  quanto ao esvaziamento da caminhada em 2024, no pós eleição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.