Conselho de Cultura se reúne com prefeito para falar sobre o prédio da antiga Cadeia.
O Conselho de Cultura se reuniu ontem com o prefeito Jairo e o secretário de infraestrutura Marcus Vinícius que apresentou a inspeção solicitada pelos Conselheiros para saber o real estado estrutural do prédio da antiga cadeia pública da rua Conselheiro Cunha Lopes.
Na reunião estava presentes os Conselheiros Rose Canário, Irene Dóres, Jonas Grisente, Maria da Neves Lessa, Sulvani Nascimento, João Barreto, o diretor de cultura Gugui Martinez e o Conselheiro estadual Adriano Pereira que foi convidado. Os vereadores Valdir Silvestre e Diro Oiticica também fizeram parte da reunião, sendo que Valdir apresentou ao prefeito uma intenção de venda da cadeia antiga. A ideia é que a verba conseguida com a venda seja utilizada na reforma dos prédios da Câmara, Teatro Municipal e Igreja Matriz.
A conselheira Irene Dóres, após ouvir o secretário Cláudio Queiroz e o engenheiro, se posicionou pela autorização de venda do imóvel, desde que seja feita com a obrigatoriedade de reconstrução da fachada com as mesmas especificações da construção original para que sejam preservados os aspectos históricos do prédio que foi a primeira câmara de Valença.
O engenheiro Marcus Vinicius se comprometeu a fazer o registro da fachada do prédio para entregar ao Conselho de Cultura que vai deliberar sobre a venda ou não em reunião na próxima semana.
A intenção do prefeito é colocar o imóvel para leilão, contudo, o Conselho de Cultura não vai liberar o tombamento e ele será comprado por alguém que goste de cultura e que saiba no ato da compra que existe a obrigação de refazer a fachada tal qual ela ela foi construída em sua originalidade.