Conselho de Cultura se pronuncia a respeito do incêndio na Igreja Matriz

 

O Conselho de Cultura por meio de sua vice-presidente Irene Dóres, se pronuncia sobre o incêndio ocorrido na Igreja Matriz na madrugada de domingo, após visita ao local nesta tarde.

A triste notícia de um arrombamento e incêndio de um patrimônio tombado  e em vias de recuperação em Valença, causa dor não só nos representantes  da cultura e especialmente na pessoa que cobra e luta pela recuperação e manutenção do patrimônio em pé, como também na população que frequenta a Igreja da Matriz e pela importância que ela tem para o município.

Um patrimônio como a Igreja Matriz não pode ficar a mercê de pessoas de rua, usuários e até de outras pessoas sem amor pelo bem público. Se houvesse uma vigilância mais apurada  no entorno da Igreja da Matriz esse incêndio não teria acontecido, pois as pessoas queimaram primeiro a porta para depois adentrar ao recinto e queimar o altar, tiveram tempo de sobra. O município é responsável pela curadoria dos bens tombados, então cabe a ele promover a segurança do patrimônio assim como sua preservação.

O IPAC já esteve em Valença, já avaliou e deu as coordenadas ao pároco para o cuidado necessário com a Igreja e o prefeito já foi buscar com o governador mecanismos para uma possível recuperação do altar destruído pelo fogo.

Essa vice-presidente, pede  aos fiéis, valencianos que ajudem a Igreja da forma que puder para a recuperação das imagens que custa muito caro,  e ao prefeito, o Conselho de Cultura, ainda através desta vice, solicita que FORTALEÇA A SEGURANÇA no entorno da Igreja, principalmente para não permitir que nenhuma pessoa estranha ou sem destino permaneça no seu entorno  por longo tempo.

Quando se queima um patrimônio, se queima um trabalho valioso na história da criação sacra e apaga a criação de um grande e dedicado artista de épocas importantes na história do Brasil e do Ocidente.

Que a recuperação do altar da Igreja da Matriz chegue logo, a promessa precisa virar realidade o mais rápido possível.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.