Caminhada Cultural pelo dia da Consciência Negra foi realizada com o sucesso esperado

Ontem foi da Consciência Negra no Brasil e Valença como faz todos os anos festejou o dia do preto com uma caminhada cultural linda, que já é promovida pela professora de dança afro Célia Presente há mais de dez anos. A caminhada cultural foi esperada por muita gente na Praça da República, mas chegou muito tarde e acabou sendo recebida pela metade dos espectadores.
Participaram da caminhada os grupos de samba de Maria de Bié e Camisão do Orobó, a Zambiapunga, Terreiros de Candomblé, o grupo de dança afro Filhos da Terra de Célia, a manifestação cultural Boi Mineiro, o grupo Afro Reage, mestres de capoeira com a participação do mestre Pety que é diretor do Meio Ambiente. Estiveram presentes também, o secretário de Cultura Gugui Martinez, o Conselheiro estadual de cultura Adriano Pereira, a vice-presidente do Conselho de Cultura e jornalista Irene Dóres, o ator e diretor Juliano Britto, o poeta Otavio Mota e o multi artista Chico Nascimento.
Seguindo a caminhada junto com o povo estiveram a professora Flor Andrade e Martiniano Costa. O desfile como sempre foi muito bonito. Esse ano a professora Célia Praesent fez um desfile mais simples, sem muitos convidados de fora, porém, muito bonito apenas com os artistas e fazedores de cultura local e inclusive, distribuiu certificados para os participantes.
A caminhada cultural que já é calendarisada é muito importante para o fortalecimento e empoderamento das pessoas pretas que podem desfilar suas crenças, suas artes e fazerem seus protestos contra a discriminação e o preconceito contra a etnia preta.
A caminhada ocorreu com muita paz e teve participação especial do cantor Azedo da banda Caramba na Cara. No final da caminhada os grupos se apresentaram na Praça da República e o público adorou.