Câmara realiza homenagem às mulheres com a ausência de mais de 70% dos vereadores
Hoje a Câmara de vereadores de Valença realizou uma audiência publica para homenagear as mulheres de Valença pelo seu dia no Theatro Municipal de Valença. A sessão solene foi linda, tirando alguns deslizes, como por exemplo a ausência de mais de três terços dos edis. Se fizeram presentes apenas o presidente Bertolino Junior, e os colegas Valdir Silvestre, Benedito da Bolívia e Fabricio Lemos, o que gerou um desconforto entre as mulheres presentes, posto que elas são a maioria do eleitorado.
Outra esquisitice foi um homem fazendo a abertura e falando sobre a mulher no dia delas, quando há muitas mulheres com capacidade para fazer o discurso sobre a classe feminina, ainda mais quando o discurso é um pouco machista e coloca a mulher como o sujeito bombril que está para aceitar todas as coisas e vive sempre à disposição do homem como uma espécie de estepe. Nada contra o convidado, mas tudo a favor das vozes femininas que sabem falar de suas lutas e têm lugar de fala em qualquer situação.
Nas falas das convidas houve críticas ao sistema machista criado pela sociedade e na mesa houve três que se destacaram, a primeira foi a ativista cultural e professora Janete Vomerim, que questionou a tal da inferioridade feminina e desafiou qual homem gostaria de estar no lugar da mulher exercendo tudo que ela faz e sem nenhuma valorização. Na segunda fala a professora e escritora Rosangela Góes deu uma bela aula de realidade brasileira sobre o tratamento dado à mulher, ela lembrou do machismo estrutural da impunidade com os agressores e assassinos de mulher, da atitude da justiça que mata pela segunda vez a vítima quando aceita a tese de que “se ela morreu foi porque fez algo errado” ou “foi estuprada porque estava com a roupa inadequada”. Rosângela sugeriu, inclusive, que os vereadores criem uma lei que garanta a participação das mulheres nos concursos no município com vagas garantidas pelas cotas femininas. A delegada Argimária Soares como sempre o faz, batalha pela garantia dos direitos da mulher e busca protegê-la da violência doméstica, mas existe as várias dificuldades para afastar uma mulher do seu agressor.
A homenagem feita pelo presidente da Câmara às mulheres valencianas foi bonita e importante para o fortalecimento da luta feminina e mostrou que as mulheres de Valença estão antenadas com sua força, reconhecem seus direitos e seguem em busca de respeito para com suas atuações no mercado de trabalho e até mesmo nas tarefas domésticas, onde o homem de verdade precisa participar para colaborar com a mulher assim como ela trabalha fora para colaborar com ele financeiramente.