Câmara de Vereadores não tem restauro programado

Acerca de 15 dias foi enviado para imprensa de Valença a notícia de que a Câmara de Vereadores iria ser “reformada” ou restaurada, nomenclatura correta, no entanto nenhum documento com assinatura ou decreto foi divulgado pela prefeitura, o importante é que o pessoal da cultura e muita gente em Valença ficou super feliz com a recuperação do prédio que se encontra abandonado e já com pedaços das paredes fofas ou arranhadas, mas as pessoas colocaram brilho nos olhos com a notícia tão boa. O patrimônio histórico e artístico ia ser finalmente recuperado.
Após alguma interrogações sobre o início das obras de restauro, o blog Opinião foi até a Secretaria de Infraestrutura para saber como está o andamento do projeto de obra. E descobrimos chocadas, que não há obra nenhuma para a Câmara de Vereadores, não há projeto, não há decreto, não há empresa contratada, não existe nada que se chegue em restauro.
Foi revelado pelo Secretário de Infraestrutura que estão procurando fazer uma nova licitação com uma empresa mais em conta e com técnica para fazer o restauro, quando terminar o famigerado decreto do prefeito no final de março, aí nos bateu um medo, porque coisas mais baratas, no caso de obras, nunca dão certo, dão sempre defeito, às vezes, o mais barato sai mais caro, e a Câmara é um patrimônio tombado, não pode correr risco de se fazer restauro meia boca. É preciso que se tenha responsabilidade para se fazer um trabalho dessa natureza em um patrimônio tombado.
Os agentes de cultura em Valença, as pessoas preocupadas com o patrimônio histórico e cultural, precisamos “unir forças” para ajudar o governo atual a fazer a reforma da Câmara respeitando todos os itens elencados pelo IPAC sem a substituição de nenhuma peça original por outra de material estranho e depois maquiado para fingir que foi restaurado.