Associações de Capoeira de Valença protestam contra o prefeito Jairo.
As Associações de Capoeira do município de Valença reuniram seus representantes hoje pela manhã e fizeram uma manifestação no centro da cidade para protestar contra o prefeito Jairo Batista que os deixou de fora da Lavagem do Amparo.
O mestre Pozzi que o Conselheiro de Cultura da pasta Capoeira, relatou que os representantes do prefeitos disseram um dia antes da lavagem que não havia verba para que a capoeira participasse da Lavagem, contudo, um dia depois surgiu um documento demonstrando que houve uma liberação de 16 mil reais para a realização da lavagem, mas os capoeiristas não ficaram sabendo nem puderam participar da festa da qual eles fazem parte há algumas décadas. (doc no final desta reportagem).
Os mestres de capoeira fizeram falas bastante contundentes, as quais o leitor pode ver nos vídeos publicados no grupo Opinião no Facebook. Eles fizeram paradas no Calçadão e discursaram em frente ao BB, depois seguiram caminhando até a escadaria da matriz onde encerraram o manifesto, lá eles pediram respeito à cultura e a capoeira que é um patrimônio imaterial da humanidade tombado pelo IPHAN.
Os capoeiristas protestaram com bom humor e demonstração da arte da capoeira em todo seu trajeto. A cultura resiste!
Documento de pagamento pela prefeitura de Valença para a realização da Lavagem do Amparo