A participação da cultura popular no São João de Valença
No mês de junho a cultura popular reina absoluta no Nordeste e em Valença o destaque fica para as quadrilhas juninas e os bumba-bois. Todos os anos os Bumba-bois que são patrimônio imaterial da humanidade, e tem muita força cultural em Valença, desfilam pelas ruas no dia 24 de junho e se reúnem para o encontro na Praça da República. As quadrilhas se enfeitam maravilhosamente e desfilam pelas várias cidades que promovem concursos juninos, inclusive a capital que é organizada pela FEBAQ.
Valença na atualidade, possui três quadrilhas; a Paiakam, Girassol/Esfarrapados e Explosão Junina. A G.E e Explosão se destacam pela organização, pela busca de títulos nos vários concursos e pela beleza das apresentações. A Explosão, caçulinha da cidade, já vem demonstrando força nas competições e se apresentando em pé de igualdade com quadrilhas renomadas como as de SAJ Conceição do Coité, e outras brincantes da Bahia e já aparece entre as quatro melhores. A G.E é antiga, carrega muita história e está sempre pontuando nas competições que participa.
Esse ano a G.E ficou em 4 lugar, no Regional do Recôncavo em SAJ; 3 lugar, no Campeonato Estadual da Bahia no grupo semi especial e 5 lugar no Campeonato da cidade de Laje.
A Explosão tem apenas 3 anos de existência, ganhou o vice-campeonato em Mutuípe, 5 lugar em SAJ, o prêmio de melhor casal de Reis em Laje e o 4 lugar em Gandú. Ainda tem muitas participações a ser feita pelas duas quadrilhas em várias cidades baianas, sendo que e G.E vai participar também da caminhada cultural em Salvador.
Como era de se esperar, as duas quadrilhas fizeram shows lindos em Valença, proporcionando ao público assistir performances dignas de escolas de samba no Sambódromo, porque não há nada mais bonito, que ver a cultura popular desfilando sua graça e história de raízes populares que representam o Nordeste em toda sua força.
Os Bois-bumbá deram um grande show a parte com suas entregas pelas ruas de Valença e apresentações memoráveis, com roupas caprichadas alegrias transbordantes e um batuque característico de trabalhadores que se juntavam para fazer as visitas juninas de casa em casa no dia de São João em tempos passados, os brincantes dos bois levam as família mais cedo para a Praça da República para assistirem suas apresentações.
A cultura popular como sempre arrebentou em Valença neste São João, e precisa muito ser fortalecida porque representa o município em vários lugares e pode alavancar as festas juninas na cidade centro do Baixo Sul por conta de suas participações.
Texto e fotos: Por Irene Dóres