A Novela Pantanal foi a grande vencedora do prêmio Melhores do ano de 2022
A premiação com Luciano Huck teve uma inovação com o quadro Especial Inspiração, e logo nos primeiros blocos trouxe a indígena Txai Suruí e sua mãe Neidinha Bandeira as quais emocionaram o público ao relatar desleixo do governo que está terminando para com os povos originários, elas agradeceram ao povo brasileiro sem citar nomes, por ter retirado o governante do poder e garantido a democracia
A Tata Werneck, que foi eleita melhor humorista pelo público, doou o prêmio como forma de reconhecimento pelo trabalho de apoio aos humoristas de forma geral para Déa Lúcia mãe do Paulo Gustavo de quem ela era muito amiga.
A premiação de Osmar Prado foi forte, dramática e política e o ator chamou atenção para os maus tratos que povo brasileiro recebeu nos últimos quatro anos e festejou a eleição do presidente Lula.
A jornalista Renata Loprete apresentou a ativista Nalvinha da Ilha de Deus no Recife, ela fez um depoimento impactante e revelou ter sido expulsa de sua casa, a qual foi incendiada por pessoas “do mal” e passado 2 anos no exílio.
O Pantanal foi a novela mais premiada com os atores coadjuvantes, Bella Campos e Osmar Prado, melhor ator Murilo Benício e melhor atriz Isabel Teixeira. Pantanal também levou o prêmio de melhor novela, o Bruno Luperi foi às lágrimas e falou da luta da cultura ao longo dos mais de 500 anos no Brasil e de suas vitórias através das políticas sociais.
A série Sob Pressão levou todos os prêmios, os atores Marjorie Estiano e Júlio Andrade e melhor série. O Cantor João Gomes levou a melhor música
Durante toda premiação a fala mais assídua foi a cultura e seu fortalecimento, tendo alguns artistas inclusive, de forma mais branda, festejado a vitória do Lula, e esperançosos pela mudança cultural a partir de 1 de janeiro de 2023.
O apresentador Luciano Huck também louvor a mudança de governo e festejou o retorno do Ministério da Cultura e da ministra