A festa e as Quadrilhas Juninas agora são manifestações culturais do Brasil

 

No dia 21 de junho (sexta -feira) o presidente Lula alterou a lei 14.555/23 para 14.900/24, e deu nova redação ao artigo 1º  que se refere às festas juninas, o qual passou a ser lido:  “ Art. 1º As festas e Quadrilhas Juninas são reconhecidas  como manifestação da cultura”.

 

Qual a importância de uma manifestação cultural?

A Universidade Tiradentes (UNIT) escreveu um artigo interessante sobre o assunto, segundo sua redação a manifestação cultural pertence à diversidade cultural que reconhece e respeita as diferentes formas de manifestações na identidade de um povo ou de uma localidade. Neste sentido diz a UNIT:

Se pararmos para pensar em uma sociedade sem cultura, sem tradições, ela não existe, mesmo porque, o homem começa a viver efetivamente em sociedade não só porque ele começa a dominar as ferramentas e a domesticar animais, mas também ele vai desenvolver aspectos culturais que vão fazer sentido para aquela comunidade. Quando falamos em cultura é difícil nos referirmos a algo universal, porque cultura é identidade. Se pegarmos uma perspectiva mais sociológica, cultura é aquilo que identifica determinada sociedade, determinado povo, então faz com que as pessoas se reconheçam e tenham aquela relação de pertencimento. (professora-doutora Juliana Almeida, do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).)

A cultura é uma prática intrínseca em nossa sociedade, e se manifesta através dos fazeres cotidianos, das formas de falar e de se alimentar entre as mais diversas práticas de uma sociedade. E a Quadrilha Junina é uma manifestação livre democrática que acontece em todos os Estados brasileiros de formas diversas, entre todos os grupos sociais por isso é naturalmente percebida como manifestação cultural, mas, em se tratando de identificação de um povo específico, apesar de haver quadrilha junina no Brasil inteiro, o território de identificação é o Nordeste.

A profa. Juliana Almeida segue falando sobre a cultura e acrescenta:

“A diversidade cultural faz parte da nossa essência enquanto sociedade e ela é fundamental, pois vai caracterizar tradições, a questão do pertencimento, e principalmente, vai fazer com que cada povo possa exprimir a sua identidade…”

Olhando para esse conceito Valença se identifica culturalmente com a identidade de cultura popular por todas as suas manifestações e principalmente pelo Arguidá.

O retorno do presidente Lula, está garantindo ao brasileiro, e especialmente ao povo da cultura, a reconstrução do fazer e das identidades culturais. Ser manifestação cultural é: poder de expressão de um povo, de seus rituais e celebrações com o devido respeito de outras comunidades.

Por Irene Dóres

Fonte:

D.O.U Acesso em 24.06.24

Unit Sergipe

Almeida, Juliana. Unit – noticias/o-que-e-diversidade-cultural…

Acesso em 25.06.2024

1 comentário
  1. David Terra Diz

    Viva a cultura Brasileira
    Viva Lula o presidente do povo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.