A clínica Uniclin Pró Saúde realizou na noite de ontem (17.10), a live Novembro Azul. A live comandada por Dr. Ronald Fonseca teve a participação de quatro médicos e um estudante: a ginecologista Adelaide Pita, os urologistas Alexandre Ziomkowski, Rodrigo Rangel e Rafael Rios, e o estudante de medicina Agamenon Fonseca. Os médicos Rodrigo e Alexandre participaram de forma on-line.
A live foi uma importante aula sobre a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.
Os médicos citaram pontos cruciais para evitar a doença, como os exames de rotina que devem ser iniciados a partir dos 45 anos e a Dra Adelaide afirmou que o câncer de próstata tem cura se descoberto no início por conta do exame frequente.
Rodrigo Rangel disse que o primeiro exame a ser feito na prevenção do câncer de próstata é o toque retal e a partir da suspeita é solicitado a ressonância e demais exames necessários.
O médico Alexandre Ziomkowski explicou que o exame de PSA normal não significa que não haja anormalidade com a próstata,pois esse não é um exame que dê garantias totais contra a doença. Rangel concordou e Rafael Rios também.
O estudante Agamenon Fonseca também falou sobre os exames de detecção do câncer de próstata e abriu a discussão sobre a não necessidade do ultrassom, posto que o único exame que pode certificar a existência ou não do câncer de próstata é a biópsia, PSA e toque retal.
Dr. Rodrigo Rangel comentou sobre a cirurgia robótica, alertou para os preços que são muito altos e revelou que na Bahia ainda não existe a cobertura pelo SUS, segundo médico a cirurgia convencional acompanhada da quimioterapia é o mais praticável por conta dos valores cobrados.
Os médicos falaram também sobre o risco de disfunção erética após a cirurgia, que está pode acontecer por vários fatores como o câncer de próstata, diabetes, ou por incontinência urinária, mas pode ser recuperado com tratamento. Sobre a reabilitação do paciente com incontinência urinária pode-se fazer cirurgias e recuperar a normalidade, sobre os remédios para a impotência existem medicações e reabilitação peniana, além das próteses que ajudam nas funções sexuais, mas são extremamente caras.
Dr. Ronald que vem dando um show como mediador dos debates médicos se posicionou: “só é impotente quem não pode pagar”? E recebeu a confirmação.
Ainda sobre impotência no pós-cirúrgicos os médicos disseram que a cirurgia robótica reduz a impotência e a incontinência urinária, explicaram como funciona a cirugia e lamentaram o custo alto por não haver ainda a disponibilidade do SUS na Bahia.
Sobre HPV, Dra Adelaide aconselha a mulher que tem o converter o marido a fazer o exame de peniscopia para averiguar se tem lesão e fazer o tratamento de prevenção. E disse que o exame de HPV na mulher é o exame local. Adelaide também falou da importância da vacinação contra o HPV na pré-adolescência porque a vacina previne de fato.
O câncer de pênis também foi tratado pelos médicos que afirmaram ser fundamental a higiene para evitar doenças penianas.
A live de ontem foi um evento informativo e educativo sobre a saúde do homem, e a clínica Uniclin Pró Saúde dá a sua contribuição social para a população valenciana e do Brasil com essas informações valiosas para homens e mulheres na prevenção do câncer.
Para ver a live acesse a TV Costa do Dendê no youtube.